Tipos de freios:

O freio ABS é um sistema de frenagem que evita que a roda e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes.

Os primeiros sistemas ABS foram desenvolvidos para a frenagem de aviões. Um sistema primitivo foi desenvolvido por Dunlop na década de 1950 e ainda utilizado em alguns modelos de aeronaves, o qual era totalmente mecânico.

O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro.

freio a disco é uma máquina de conversão de energia cinética em calor por meio da fricção. Sua eficiência é medida pela sua capacidade de dissipar o calor gerado. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a ele desacelerem ou parem.

O sistema de freios depende da pressão que o motorista exerce sobre o disco.

Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio do freio a disco:As sapatas exercem pressão sobre uma superfície giratória, que no caso é o tambor propriamente dito. Muitos carros têm freios a tambor nas rodas traseiras e a disco nas dianteiras. Em geral, a eficiência de frenagem/travagem do sistema varia entre 15 a 30%.

Um sistema que precisa estar sempre com a manutenção em dia para funcionar com segurança dependendo de muitos componentes:

Discos, Pastilhas, Cilindro de Roda, Tambor de freio, Cilindro Mestre, Servo freio, Tubulações, Fluído de freio, Válvula equalizadora, Pinça de freio: quando desgastados deixam de exercer a sua função.

Diagnóstico: Freio com ruído ou com trepidação.